Brasil tem 3,3 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, diz estudo

Mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes (entre 5 e 17 anos) estão em situação de trabalho infantil no Brasil, segundo levantamento feito pela Fundação Abrinq. O panorama nacional da infância e adolescência é lançado nesta terça-feira (5), durante a 33ª edição da Abrin – Feira do Brinquedo, no Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo.

O guia “Cenário da Infância e Adolescência – 2016″ ainda aponta que, das crianças entre 0 e 14 anos, 44% encontram-se em situação de pobreza e 17% em situação de extrema pobreza. Ainda segundo o estudo, quase 188 mil  crianças estão em situação de desnutrição (abaixo do peso), 69 mil estão muito abaixo do peso, e mais de 500 mil estão obesas, segundo dados do Ministério da Saúde.

 

De acordo com o estudo, quase 19% dos homicídios no país são praticados contra crianças e adolescentes, sendo 80% deles com armas de fogo. Enquanto quase 188 mil crianças estão em situação de desnutrição (abaixo do peso), 69 mil estão muito abaixo do peso, e mais de 500 mil estão obesas.

A compilação reúne os dados mais recentes no tema, disponibilizados em órgãos como IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Disque Denúncia, entre outros.

Ao todo, o guia da Fundação Abrinq traz 27 dos “Principais Indicadores da Infância e da Adolescência” nas áreas da saúde, educação, moradia, violência e renda.

No site www.observatoriocrianca.org.br é possível acessar diversos dados sobre indicadores citados. A página ainda permite consultar números regionais, análises comparativas e série histórica.

O guia também apresenta uma análise sobre as metas aplicáveis às crianças e adolescente em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pelos Estados-membros das Nações Unidas, que estabelecem metas sociais de desenvolvimento sustentável a serem atingidas até 2030.

Edição 2016
De acordo com o levantamento, o Brasil tem aproximadamente 61,4 milhões de crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos). Pouco mais de 25% das crianças de 0 a 3 anos conseguem frequentar creches. A meta do Plano Nacional da Educação (PNE) é subir para 50% os número até 2024.

Embora a taxa de escolaridade no ensino fundamental seja alta (96%), só 56% delas conclui o ensino médio. Durante o período analisado, quase 19% dos bebês nasceram de crianças ou adolescentes (de 10 a 19 anos).

– O Brasil tem 61,4 milhões de crianças e adolescentes (de 0 a 19 anos);
– Cerca de um quarto das crianças de 0 a 3 anos tem acesso a creches;
– Embora a taxa de escolaridade líquida no ensino fundamental seja alta (96%), só 56% dos adolescentes no ensino médio estão matriculados na série correspondente à sua idade;
– 1 em cada 5 mães tem menos de 19 anos no Brasil;
– 44% das crianças entre 0 e 14 anos encontram-se em situação de pobreza; e 17%, em situação de extrema pobreza;
– Mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes (entre 5 e 17 anos) estão em situação de trabalho infantil;
– 19% dos homicídios no País são praticados contra crianças e adolescentes, 80% deles com armas de fogo;
– Quase 188 mil crianças apresentam peso baixo, e 69 mil apresentam peso muito baixo para sua idade, segundo dados do Ministério da Saúde;
– Mais de 500 mil crianças estão obesas.

 

Fonte:G1.Com

Foto:Redação

 

Magali Flores