Operação Rastilho apreende mais de 800kg de explosivos em Terenos

Campo Grande (MS)- Na manhã desta quinta-feira (31), as equipes da Operação Rastilho 2 apreenderam, em Terenos, Mato Grosso do Sul, 828 kg de emulsão encartuchada (explosivos), 4.385 metros de cordel detonante, 68 retardos e 15 estopins. A empresa, autorizada a manipular esse tipo de material, foi autuada por irregularidades na armazenagem, controle e emprego de explosivos em sua atividade mineradora. 

O material apreendido já está confinado em paiol e, após o fechamento do processo administrativo, geralmente em sessenta dias, deve ser destruído.

Os explosivos apreendidos durante a Operação Rastilho II, que não possuem comprovação de origem (notas fiscais de aquisição na indústria), estão sendo rastreados pelo Exército junto aos respectivos fabricantes. As empresas que adquiriram os mesmos, estejam em qualquer área do território nacional, serão notificadas e responderão processo administrativo. Dependendo do caso, pode ser oferecida denúncia crime ao Ministério Público Federal.

Na quarta-feira,  foram feitas vistorias em quatro cidades do Estado, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Selvíria e Três Lagoas, mas todos os explosivos vistoriados estavam em situação regular.