OUÇA: Clima e quebra de safra elevam preço do arroz e feijão

Campo Grande (MS)– Pressionados por problemas climáticos, os preços do prato típico do brasileiro, o feijão com arroz, dispararam neste ano.

Só o feijão subiu 28%, em média, até maio, conforme pesquisa de auditoria de varejo da GfK, que coleta preços em pequenos e médios supermercados instalados em 21 regiões do país, entre capitais e cidades do interior. O mesmo levantamento aponta que o arroz ficou 5% mais caro no período. O pesquisador e diretor de auditoria da GfK, Marco Aurélio Lima, comenta que a pouca oferta, motivada por uma quebra de safra impactou os preços dos produtos mais comuns no prato do brasileiros.  

(sonora)

O pesquisador reforça que com problemas no plantio e na colheita fizeram os produtores sumirem das prateleiras e automaticamente elevou os preços.

(sonora)

 

Como a maioria das plantações se concentram na parte sul e sudeste do país, regiões como norte, nordeste e centro-oeste pagarão ainda mais caro pelos alimentos. Além do arroz e do feijão, o aumento de preços atinge batata, farinha de mandioca, leite, ovo, açúcar, óleo de soja e a carne de segunda.