OUÇA: Estudo do IPEA prevê aumento da violência no interior do país

Campo Grande (MS)- Aumento da desigualdade social, fácil acesso a armas de fogo e crescimento da criminalidade violenta no interior do país. Essas são algumas das tendências para o Brasil nos próximos anos, de acordo com o estudo A Segurança Pública no Brasil em 2023, divulgado na segunda-feira (23) pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. O projeto, que começou em 2013, revela ainda que a circulação de drogas ilícitas deve aumentar, bem como o fortalecimento das facções criminosas. O estudo, de acordo com os idealizadores, pretende contribuir para o planejamento do governo federal na área da segurança pública. Helder Ferreira, técnico de planejamento do Ipea, declara que algumas tendências dificilmente poderão ser revertidas até 2023.

Rogério Carneiro, diretor de pesquisa e ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública, afirma que o estudo vai ajudar na construção de projetos para diminuir a criminalidade.

Para minimizar os problemas na segurança pública o projeto do Ipea recomenda, entre outros pontos, a elaboração de um plano nacional e um programa de prevenção a homicídios, maior controle das armas de fogo e reforma do sistema penitenciário.