OUÇA: Influenza mata em 14 cidades e tem mais de 400 doentes no Estado.

Campo Grande(MS) – Trinta pessoas morreram por causa da gripe influenza  no Estado, somente este ano. E uma por causa da Gripe B de acordo com boletim epidemiológico anunciado na terça feira pela Secretaria Estadual de Saúde, que demonstra pior quadro da doença no Mato Grosso do Sul desde  2009. Os municípios em alerta com o vírus são Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Caarapó, Corumbá, Coxim, Douradina, Jardim, Juti, Ivinhema, Maracaju, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. Os dados da SES também informaram que 52% dos casos registrados tiveram tratamento tardio, o que pode complicar a condição do paciente. 

O prefeito Alcides Bernal confirma que a capital  vai receber novo estoque da vacina e que Campo Grande cumpriu as metas na imunização. Bernal confirma comissão que trata do desparecimento de vacinas.

A comunidade terá cem mil novas doses de vacinas, que serão aplicadas nas unidades básicas de Saúde. Há 422 exames positivos para Influenza, sendo que 403 são de H1N1, oito para H3N2 e 11 para Influenza B. Campo Grande concentra a maioria das pessoas contaminadas (100 pacientes), seguido de Naviraí (45), Sonora (31), Dourados (26), Aquidauana (23) e Sidrolândia (21). São 30 cidades, de um total de 79, que registraram algum tipo do vírus da doença neste ano. 

João Flores Junior

Foto; Divulgação.