OUÇA: Quase metade dos brasileiros com 19 anos não conclui ensino médio

Campo Grande (MS)- Apenas 57% dos jovens com 19 anos concluíram o ensino médio, significa que 43%, quase a metade, não terminaram os estudos básicos no tempo adequado. São ao todo 1 milhão e 487 mil pessoas nesses situação. O levantamento foi feito pelo Movimento Todos pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE de 2014. Em comparação a 2013, a melhora foi de apenas 2 pontos percentuais, o que revela a estagnação do índice, como explica uma das responsáveis pelo estudo, Alejandra Velasco.  (sonora)

 

Do total de jovens brasileiros com 19 anos que não concluíram o ensino médio, quase a maioria, 42% só trabalha. Outros 29% não trabalham e nem estudam. O restante, menos de 30% ainda tenta terminar os estudos. É o caso de Bruno da  Costa Gervásio, de 19 anos. Desempregado, em 2015 ele largou o segundo ano do ensino médio para trabalhar e ajudar a família. (sonora)

 

Bruno Costa pretende voltar a estudar. (sonora)

 

O maior número de jovens de 19 anos que não freqüentam a escola está na região sudeste, a mais populosa do país. Depois vem o nordeste, o sul, o norte e o centro-oeste. Para a ex-secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pillar Lacerda, os dados refletem a desigualdade social do país e o modelo de ensino ultrapassado que não atrai os jovens. (sonora)

 

 

No caso do ensino fundamental, de acordo com o levantamento, a situação é um pouco melhor. Do total de jovens com 16 anos, 3 milhões e 500 mil, 74% concluíram o ciclo e apenas 26% ainda não. As informações são da rádio CBN.