OUÇA: Reflexo da crise, ações trabalhistas aumentam no Estado

Campo Grande (MS)– O número de ações trabalhistas em Mato Grosso do Sul, no primeiro semestre deste ano, chegou a 22.800 mil. São em média 127 processos trabalhistas por dia, que representa um aumento de quase 7% em processos recebidos pelo judiciário. No mesmo período de 2015, foram recebidos 21.395 processos. O juiz do trabalho, Júlio César, comenta que os números são reflexo do atual cenário econômico brasileiro e impacta nos tipos de demandas da justiça trabalhista.

(SONORA)

Como o volume de processos é grande e o quadro de juízes e tribunais é pequeno, não é possível estimar o tempo que pode durar as ações, mas alguns processos chegam a esperar dois anos por uma solução. Estão em curso 7 mil ações na justiça do trabalho. O juiz Júlio César orienta o trabalhador que quiser procurar seus direitos.

 

(SONORA)

No interior do Estado, Naviraí apresentou o crescimento de 72% em apenas seis meses no número de ações, seguido por Amambai, 53%, e Paranaíba, com 40% de processos a mais. O Tribunal Regional do Trabalho informou o fechamento de 9 empresas entre frigoríficos, usinas e confecções.