OUÇA: Resolução de obrigatoriedade de uso de simuladores volta a valer em todo país

Campo Grande (MS)- A partir deste ano é obrigatório o uso do simulador de direção veicular nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista. Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2015 para que a exigência fosse implantada. Os motoristas que vão adicionar à habilitação a Categoria B também devem ter aulas no simulador.

O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática, sendo 20 horas com o veículo na rua e 5 horas no simulador. A aula prática começa somente quando o candidato já tiver sido aprovado na teórica e nos exames físico e psicotécnico. De acordo com a  Diretora de Habilitação do DETRAN- MS (Departamento Estadual de Trânsito) Rosilda da Silva Melo, disse que as auto escolas de MS já estão preparadas para implantar o simulador.

No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudança de faixa, direção com chuva e manobra em marcha à ré.

De acordo com o Contran, numa segunda etapa será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos. Rosilda Melo afirma que toda o desempenho do aluno será monitorada pelo Detran.

 

Rosilda Melo diz ainda que a instalação dos simuladores não deve encarecer o processo para quem quer tirar a primeira habilitação.