Polícia Federal apreendeu mais de 75 toneladas de maconha em 2015

Campo Grande (MS)- De janeiro de 2015 até esta sexta-feira (18), a Polícia Federal apreendeu mais de 75 toneladas de maconha e cinco de cocaína em Mato Grosso do Sul, segundo balanço divulgado hoje pelo órgão. 

De acordo com o levantamento, também foram apreendidos 5.130 pontos de LSD e 526 comprimidos de ecstasy. Em números absolutos, foram apreendidos 4,4 toneladas de cocaína e 75.878 de maconha. Só nessa quinta-feira (17), a PF apreendeu 11,8 toneladas de maconha escondidas em uma carga de milho em Ivinhema.

Conforme a Polícia Federal, além de apreensões também foram feitas operações que resultaram em desarticulação de quadrilhas. A investigação de maior destaque no ano foi a Operação Lama Asfáltica, que investigou organização criminosa que superfaturava obras contratadas com a administração pública através de corrupção de servidores públicos e fraudes em licitações, que resultou na apuração de desvio de milhões de reais.

Além disso, também foram desencadeadas as operações Bumerangue, que identificou exportações ilegais de produtos siderúrgicos; Operação Pêndulo, que desarticulou organização criminosa ligada ao tráfico de drogas na região de Três Lagoas e Operação Trapo, realizada em conjunto com a Receita Federal e que desarticulou quadrilha especializada em contrabando e descaminho.

Foram instaurados ainda 1.811 inquéritos policiais, sendo concluídos 1.576 com autoria do crime apurada e 478 que não foram comprovadas existência de crime; foram presos 1.001 pessoas em flagrante e 2.350 indiciados por vários crimes e apreendidos 2.204.216 milhões de dólares.

 

O balanço contabilizou as atividades desenvolvidas na unidade central da Polícia Federal no Estado e nas unidades de Corumbá, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã e Dourados. Correio do Estado