Prefeitura barra greve de médicos anunciada para segunda feira.

Campo Grande(MS) – Depois de encontro entre o Sindicato dos Médicos,  direção da Santa Casa e a prefeitura de Campo Grande, os profissionais em saúde anunciaram greve a partir desta segunda feira dia 26 de Junho. No encontro a Santa Casa sugeriu fazer o pagamento dos servidores todo o dia 20 de cada mês por causa no atraso no repasse da prefeitura. Os médicos não aceitaram e decidiram pela greve.

Os trabalhadores rejeitaram a primeira proposta do município. A segunda proposta da prefeitura foi de 6% de reajuste no plantão e 30% na gratificação por desempenho. A discussão sobre o reajuste salarial já dura 2 meses,  e os médicos solicitaram aumento de 27,5%. Eles justificam  que o valor pedido corresponde à correção da inflação dos últimos 3 anos. No detalhamento da proposta, apresentado na terça(20/06), a categoria considerou a inflação de 22,94% de 1º de maio de 2014 a 29 de fevereiro deste ano, mais a inflação prevista para 2017, que é 4,15%.

  Mas a assessoria Jurídica da prefeitura através do procurador geral do município, Alexandre Ávalo Santana, conseguiu  pedido liminar que aponta ilegalidade da greve, o  anuncio da decisão judicial sai na tarde de sexta feira(23/06)  expedida pelo juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública, Jose Eduardo Neder Meneghelli. “Alegamos que há descumprimento da lei de greve, já que essa paralisação não cumpre os requisitos necessários, não há o quantitativo mínimo pedido pela legislação”, comenta Alexandre Santana. Para a assessoria a Jurídica ainda  não foram esgotados todas as negociações entre médicos e a prefeitura. Além disso,  e que os  salários dos profissionais está em dia. Caso o sindicato dos médicos, SINMED,  não cumpra a decisão judicial pode ter de pagar multa diária de R$ 10 mil.

 

O Outro Lado. A  direção do SINMED ainda não se pronunciou sobre a decisão judicial . 

 

Da Redação

Foto. Divulgação.