Saiba como evitar erros ao preencher cheques no início do ano

Campo Grande (MS)- A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta para o cuidado que o brasileiro deve ter ao preencher os cheques a partir do dia 1º de janeiro. Eles devem ser datados com o ano de 2016.

Um dos erros mais comuns com a virada do ano é quando clientes bancários ainda têm na memória o ano que passou e não se dão conta que precisam datar os cheques com o novo número.

Um procedimento simples, mas que pode evitar dores de cabeça se preenchido corretamente.

A federação lembra que, caso um cheque esteja com data errada, somente será compensado o documento em que for constatado que realmente houve equívoco. Caso contrário, ele será devolvido.

Outros cuidados que se deve ter na emissão de cheques: emita sempre cheques nominais e cruzados; ao preenchê-los, elimine com riscos os espaços vazios; não esqueça de controlar depósitos e retiradas no canhoto; evite circular com talões de cheques, levando apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia; e atenção: jamais deixe cheques assinados no talão.

 

Mais uma dica: separe os cheques de qualquer documento pessoal e não forneça dados pessoais por telefone. Rádio Agência Nacional