Semana dos Povos Indígenas celebra cultura e direitos

Campo Grande (MS)- Com extensa programação cultural, o Governo do Estado realiza de 25 a 29 de abril em diferentes unidades da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul a “Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016”.

Entre os eventos está o “I Fórum de Mulheres Indígenas de Mato Grosso do Sul”, que contará com palestras e debates com lideranças indígenas, representantes governamentais e estudiosos.As ações acontecem por meio das parcerias do Conselho Estadual dos Direitos do Índio, da Secretaria de Estado de Governo, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

A abertura, no dia 25 de abril (segunda-feira), às 19 horas, acontece na Morada dos Baís e contará com a exibição do filme documentário Ava Marandu, que registra mais que as ações desenvolvidas pelo Projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam, realizado de janeiro a junho de 2010 em Mato Grosso do Sul. Apresenta os Guarani falando da realidade em que vivem e expressando sentimentos diante do contato com as possibilidades do audiovisual e da fotografia no contexto da memória, da luta e da resistência à tentativa de extinção.

Logo após a exibição será realizada uma palestra do professor Casé Angatu (Xukuru Tupinambá), morador do Território Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e historiador formado pela Universidade Estadual Paulista. É professor efetivo na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia.

Já no dia 26 de abril, a partir das 8 horas, serão inaugurados os bustos de Marçal de Souza e Marta Guarani, no Parque das Nações Indígenas. A cerimônia contará com um ritual celebrado por representantes de diferentes etnias e homenageia expoentes da luta indígena brasileira.

O Museu da Imagem e do Som será o espaço para a exibição de filmes e de exposições. No dia 26 de abril serão exibidos “Flor Brilhante e as Cicatrizes na Pedra” e “A Procura de Marçal”. Já no dia 27 será a vez de “A Nação que não esperou por Deus”. As exibições acontecem sempre a partir das 19h30 e a entrada é franca. Também aberta ao público será a exposição fotográfica Kuña Porã: Matriarcas Kaiowá e Guarani, que será inaugurada dia 26 de abril, às 13h30.

A programação da Semana Estadual dos Povos Indígenas é aberta ao público e pode ser conferida aqui. O Memorial da Cultura e da Cidadania, sede da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.