Capivara Blasé consegue autorização e Enterro dos Ossos será sábado na Esplanada da Noroeste.

Campo Grande(MS) – O  “Carnaval da Paz” acontece neste sábado (4/03) na Esplanada Ferroviária, na Capital, os organizadores do Bloco Capivara Blasé, conseguiram autorização para manter o evento no mesmo local e data, depois de o secretário Estadual de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brum, e os integrantes do bloco, assinarem termo de responsabilidade, dividindo as obrigações com a realização do evento. 

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), esclarece que não impediu a realização da festa de Carnaval. Em reunião ocorrida na tarde de sexta-feira (3), entre  a  prefeitura, instituições policiais e organizadores do Bloco Capivara Blasé, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pediram a assinatura de um termo de responsabilidade, pois a área da Esplanada é tombada como patrimônio histórico de Campo Grande e precisa ser preservada.

Segundo a lei,  por ser em local público a festa  não pode  ter fins lucrativos, a responsabilidade da segurança é do Poder Público, através da Polícia Militar e Guarda Municipal. Entretanto, PM e GM não quiseram se responsabilizar pela segurança da população de Campo Grande. Assim , o Instituto solicita que um documento seja assinado para que alguém fique responsável caso ocorra dano ao patrimônio tombado. A medida leva em consideração a ação da Polícia Militar e Guarda Municipal na terça-feira (28) de Carnaval, que terminou em confusão  e uso de bombas de gás lacrimogênio contra a população.  A direção da  Sectur informa   que não é contra a realização da festa dos blocos de Carnaval, porém zela pelo bem público. O Iphan considera como manifestação tradicional a realização de blocos carnavalescos nas ruas da Esplanada ferroviária.

 

Da redação.

foto Divulgação.