Em MS, 49,5 mil meninos devem ser vacinados contra HPV,

Campo Grande (MS)- O Ministério da Saúde calcula que em Mato Grosso do Sul, 49,5 mil meninos podem ser vacinados contra o HPV. Em todo o estado, 46,9 mil garotos na faixa etária de 12 a 13 anos, além de 2,6 mil jovens que vivem com HIV/AIDS estão aptos a receber a vacina.

Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

 A expectativa é imunizar em todo país mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses.

 

Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses, com o investimento de R$ 288,4 milhões. Não haverá custos extras para a pasta, já que no ano passado, com a redução de três para duas doses no esquema vacinal das meninas, o quantitativo previsto foi mantido, possibilitando a vacinação dos meninos. Portal G1/MS