Governo lança campanha referente ao período do vazio sanitário na próxima terça-feira

Campo Grande (MS)-  Na próxima terça-feira (21), o Governo do Estado realiza o lançamento da campanha “Plantando com Responsabilidade, se Colhe com Qualidade”, com o objetivo de destacar a importância do respeito ao período de vazio sanitário, do trabalho de eliminação das plantas voluntárias e do cadastramento das áreas onde será realizado o cultivo da soja.

Durante o período chamado de ‘vazio sanitário’, fica proibido o cultivo da soja em Mato Grosso do Sul. O objetivo é reduzir a quantidade de esporos da ferrugem durante a entressafra diminuindo a possibilidade de incidência da doença. O período de 90 dias foi estabelecido considerando que o tempo máximo de sobrevivência dos esporos no ar, que é de 55 dias.

Além de não plantar o grão, os produtores devem eliminar todas as plantas voluntárias – conhecidas como guaxas ou tigueras – nas propriedades, seja por meio de processos mecânicos ou químicos, e antes de plantar ele deve ficar atento ao prazo de cadastramento das áreas onde será feito o cultivo da soja. O cadastro é obrigatório e tem inicio no dia 1º de setembro.

O descumprimento das normas do vazio, de acordo com a Lei, pode implicar em autuação da Iagro e multa de até mil UFRMS, que é a Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul. A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 23,63.

Para sanar quaisquer duvidas e prestar maiores esclarecimentos a agencia coloca a disposição do produtor um telefone: 0800 647 2788. Notícias MS  

 

Serviço

Lançamento da campanha

“Plantando com Responsabilidade, se Colhe com Qualidade”

Local: Auditório da Governadoria

Data: 21 de junho de 2016

 

Horário: 10h