MS Aberto de Natação reúne 79 atletas na A Três em Campo Grande.

Campo Grande(MS) –  Primeiro evento esportivo do ano teve  nove modalidades. Entre competidores, juízes e apoiadores, o evento, realizado no complexo esportivo da Mace, em Campo Grande, e movimentou  200 pessoas, na manhã de sábado(25/03) A  categoria Master reúne nadadores a partir  de  22 anos. Daí em diante compete entre si atletas com diferença de cinco anos e  a partir dos 30 anos conta se  10 anos de diferença.

A competidora mais experiente, associada ao MS Master, é Terezinha Witt do Amaral, que só não competiu neste sábado por ter lesionado o pé esquerdo. “Estava competindo no sábado e cai de mau jeito na piscina e acabei fraturando um dedo”, disse Terezinha, de 79 anos de idade.“Estou aqui porque gosto e muito da natação. Hoje estou triste por não estar na disputa. Nunca falto a nenhuma competição”, disse ela, cujo forte na piscina é 200 e 400 metros nado livre. Terezinha já disputou torneio mundial Master, promovido na Itália.

Alexandre Sardin, presidente da MS Master Sardin, também competidor, disse que entidade existe desde 2009 e que é integrada por ao menos 70 associados. “Promovemos duas competições no ano, uma agora [março] e outra em outubro. Para incentivar os torneios premiamos até o quinto colocado”, disse o presidente. Sardin começou a nadar aos dez anos de idade, parou aos 28 e, aos 38, com 97 quilos, retornou às piscinas. Hoje ele tem 82 quilos. “A natação faz bem para tudo, principalmente a saúde”, disse.

Jorge Barbosa Gutierrez é o vice de Sardin e também nada desde criança. Agora com 43 anos de idade, ele disse que só se distanciou da natação no período da faculdade. Entre os competidores e competidoras deste sábado havia médicos, empresários e estudantes. “As pessoas que participam destes eventos vêm por hobby, para melhorar as marcas [tempo] e também por questão de saúde”, afirmou Gutierrez. A festa de confraternização esportiva teve ainda quatro provas de revezamento. Veja As imagens do Aberto Master de Natação.