OUÇA: 1ª semana de janeiro registra 1,7 mil notificações de dengue

Campo Grande (MS)- O primeiro boletim primeiro boletim epidemiológico do ano, divulgado da Secretaria Estadual de Saúde indica aumento de 839% de casos de dengue em relação ao  mesmo período de 2015. De acordo com o primeiro boletim de 2016, somente na primeira semana de janeiro, entre os dias 3 e 9 de janeiro, foram notificados 1.785 casos suspeitos da doença. Na mesma semana de janeiro do ano passado, foram identificados apenas 190 casos suspeitos. 

De acordo com relatório, quatro municípios estão com alta incidência da doença, Caracol, Nioaque, Bonito e Coxim.  Na Capital, a morte de uma criança de oito anos está sob investigação.  Em 2015, foram registradas 17 mortes. Dois óbitos ainda são investigados, um em Caarapó e outro em Ponta Porã.

Em Ponta Porã, entre novembro e dezembro de 2015, 294 pessoas foram contaminadas pelo vírus da dengue. A comerciante Suzana Gomes sabe que,  além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti transmite a chikungunya e o vírus zika. Ela conta que aproveita os sábados para exterminar todos os focos da casa onde ela mora e, assim, garantir a proteção da família e dos vizinhos.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, convoca a população de Ponta Porã para seguir o exemplo da Suzana e já começar o fim de semana lutando contra o aedes aegypti.

 

Entre novembro e dezembro, a cada cem mil pessoas que vivem no país, 782 foram diagnosticadas com dengue em 2015.