OUÇA: Farmácias de C Grande devem ter teste rápido de HIV até o fim do mês.

Campo Grande(MS) – auto teste para detectar o vírus HIV já está disponível nas farmácias de quase todo o Brasil o material custa entre R$ 60,00  R$70,00,  pode  ser comprado sem receite médica. O teste  tem resultado em 10 minutos assim que o sangue entrar em contato com o reagente. O Brasil  e o Caribe são os primeiros países a realizar o teste em drogarias.         A  proposta do governo é fazer com que as pessoas saibam que são portadoras do HIV e iniciar o tratamento o mais cedo possível. Outra meta das Nações Unidas  é conhecer a quantidade real de pessoas contaminadas, até  2020. O auto exame também  verifica se a pessoa tem Sífilis ou Hepatite B.

Para a direção do Departamento de HIV AIDS, a medida vai ajudar quem não tem tempo de ir ao posto de saúde ou aquelas que ainda desconfiam do sigilo  do resultado.

Mas as autoridades do serviço de saúde alertam que o teste de farmácia não é confirmatório, com o auto teste positivo, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde para a realização de um segundo exame. Depois da confirmação no centro de Testagem e aconselhamento, a pessoa é avisada e encaminhada para tratamento adequado, segundo o  infectologista, Gilmar dos Santos.

 

O laboratório responsável pelo teste rápido de farmácia, garantiu a  Vigilância  Sanitária que o auto teste tem 99% de precisão. E que o exame detecta a presença do Vírus, 30 dias depois da transmissão. Antes disso o organismo precisa produzir anticorpos que denunciam a presença do HIV no teste. Para prevenir contaminação do HIV , doenças sexualmente Transmissíveis e gravidez é preciso usar preservativo. masculino ou feminino. Ouça a reportagem. 

 

Da redação.

Foto Divulgação.