OUÇA: Plantadores de Rios quer recuperar Nascente do Serrado.

Campo Grande(MS) – O projeto tem como meta dar proteção, conservação e restauração de Nascentes de rios e áreas de preservação Permanente de recursos de Água. As medidas podem garantir a sobrevivência dos Rios da região do Cerrado. O programa conta com a participação popular para a conservação do Meio ambiente, através de aplicativo interativo pelo telefone Celular, a ferramenta interliga donos de imóveis rurais inscritos no sistema de cadastro Ambiental Rural, a pessoa interessada em investir na recuperação florestal e hidrográfica. O aplicativo indica locais de até 50  quilômetros do interessado em adotar uma nascente. Escolhida a área, o programa busca pelo interessado em fazer a recuperação da nascente. Raimundo Filho, diretor geral do  serviço Florestal detalha .

Os colaboradores passam por avaliação, como proprietários de áreas e prestadores de serviços, e patrocinadores. Todas as informações compartilhadas serão protegidas.  O Investimento de um apoiador não dará direito a área a ser preservada. O programa pode ainda detectar novas Nascentes por iniciativa do usuário, como as localizadas em área urbanas. Os dados devem alimentar bancos do governo e do sistema rural.

 

O programa foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente baseado nas informações Sócios ambientais do Inventário Florestal Nacional, E apontam que a comunidade reconhece a importância da Florestal para a produção de água e a proteção de nascentes. O Cadastro Ambiental rural tem 15 milhões de hectares em áreas de preservação permanente e nesses espaços 6 milhões de Hectares precisam ser  recuperados. E no sistema estão cadastradas 1 milhão e  quinhentas mil nascentes. As instruções para baixar o aplicativo estão no cadastro ambiental rural, no www.car.gov.br

 

Da redação

Foto; Ilustrativa.