OUÇA: Quebra da safra do milho derruba projeção da colheita de grãos em agosto

Campo Grande (MS)- As estimativas para a produção de grãos relativas à safra agrícola de 2016 vêm caindo mês após mês e chegam a agosto com uma perspectiva de produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas de pouco mais de 186 milhões de toneladas, resultado 11% menor do que a safra recorde do ano passado, de quase  209 milhões e meio de toneladas. Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de agosto, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Carlos Alfredo, responsável pelo levantamento, explica que a queda ocorreu devido a quebra da safra do milho safrinha em grandes regiões produtoras, como no Mato Grosso do Sul.

SONORA

 

A estimativa da área a ser colhida ficou em 57 milhões e 400 mil hectares.  O arroz, o milho e a soja, somados, continuaram como os produtos de maior destaque totalizando quase 92% da estimativa da produção.

A região Centro-Oeste deverá produzir 76 milhões e meio de toneladas, o equivalente a 41% do total, se mantendo como a maior área produtora do país; seguida pela região sul, sudeste, nordeste e norte.

 

Já na avaliação por estado, Mato Grosso liderou como o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 24,5%, seguido pelo Paraná e Rio Grande do Sul que, somados, representaram 60% do total nacional previsto para a safra 2016.