OUÇA: SUS amplia acesso ao parto humanizado

Campo Grande (MS)– Brasileiras usuárias do SUS terão mais acesso ao parto humanizado.  O objetivo do Ministério da Saúde é reduzir o número de cesáreas.  As cirurgias muitas vezes são feitas sem necessidade.

O ministro da saúde, Ricardo Barros explica que as novas normas permitem que a mulher escolha a posição que ela preferir durante o parto.  Ela também terá direitos à utilização de métodos de alívio para a dor, como massagens e banhos quentes além de direito a mais de uma dose de anestesia.

SONORA

As novas regras também sugerem métodos que devem ser evitados.  Como, por exemplo, a própria cesariana.  A lista também descarta o uso do fórceps, a lavagem intestinal antes do parto, o uso do hormônio ocitocina para acelerar a saída do bebê.

Outra novidade é o acesso das mulheres ao Dispositivo Intrauterino de Cobre, conhecido como DIU.  O método contraceptivo já é disponível nas unidades básicas de saúde.  Mas agora passará a ser oferecido para mulheres após o parto e também depois de sofrerem abortos.

SONORA

O professor Carlos Tavares, reforça que algumas ações serviam como orientação e com as diretrizes tem a força de serem obrigatórias. O especialista destaca as permissões com as mudanças.

SONORA

 

As unidades de saúde terão 180 dias para se adaptar às novas medidas.