OUÇA: Vinte e seis cidades em situação de emergência e nível do Aquidauana passa de 9 metros.

Campo Grande(MS) – Equipe da Defesa Civil do Estado estive na  terça-feira em Ivinhema,  distante á 297 quilômetros de Campo Grande para fazer  avaliações em toda cidade  e promover  relatório, que vai servir de base para  Estado de emergência e conseguir recursos. Dados da Defesa Civil indicam estragos  na estrada da Gleba Azul, onde tubos foram arrancados pela correnteza. Outra área  interditada com  atenção maior dos motoristas é a estrada rural que liga o Bairro Itapoã ao residencial Solar do Vale, onde um buraco foi formado na localidade, onde  galeria não suportou os volumes de águas. O prefeito de Ivinhema, Éder Uilson, esteve com o governador Reinaldo Azambuja onde pediu ajuda, por causa de 130 milímetros de chuva somente no último fim de semana. Éder uilson prevê a movimentação de R$ 7 milhões para recuperar os estragos. O coordenador da Defesa Civil do Estado Coronel Isaias Bittencurt confirma em depoimento concedido a Radiowebms que a quantidade de cidades prejudicadas pela chuva pode passar de 24, Dois Irmãos do Buriti e Ivinhema podem apresentar relatório por causa dos prejuízos. Em  Taquarussú o estado enviou alimentos para moradores da área rural isolados. A preocupação aumenta com crescimento do nível dos rios em Aquidauana, Dois Irmãos, Coxim , e Miranda Isaias Bittencurt complementa

O nível do Rio Aquidauana passa dos 8 metros deixa várias famílias desalojadas em escola pública na cidade. Mas o volume de água pode elevar ainda mais o nível do Rio nos próximos dias por causa da cabeceira. Isaias Bintencurt, detalha.

Ouvimos o coordenador da Defesa Civil do Estado Coronel, Isaiais Bittencurt.  O nível do rio Aquidauana, passou dos 9 metros na manhã na quarta-feira e o normal seria de 2,99, está três vezes acima do normal.  Vinte e cinco famílias deixaram as casas e 88 pessoas estão em escolas da cidade. A prefeitura afirma que o Exército está de sobreaviso caso a situação piore nas próximas horas. O bairro mais afetado é o Guanandi na parte mais baixa da cidade. O Exercito pode ajudar na remoção das famílias.

 

João Flores Junior

foto