PMA realiza curso de nivelamento para 40 Policiais em Dourados

Campo Grande (MS)-  A Polícia Militar Ambiental inicia nesta terça-feira (26), às 8h o Curso de Nivelamento em Fiscalização e Policiamento Ambiental. O Curso objetiva a aperfeiçoar os policiais militares ambientais no desenvolvimento dos trabalhos de fiscalização, no intuito de prevenir e reprimir os crimes e infrações ambientais de forma mais efetiva e aperfeiçoar à confecção das autuações, para se evitar perdas jurídicas por possíveis falhas nos autos, tanto na esfera criminal, civil e administrativa, bem como unificar procedimentos por todas as Subunidades da PMA no Estado.

Serão cinco dias de curso (26 a 30), com duração de 40 horas/aula, divididas em uma parte teórica e outra prática. O curso visa também ao treinamento de policiais advindos de outras Subunidades da Polícia Militar para a PMA, em razão do complexo aparato legislativo envolvendo a questão ambiental, bem como as autuações administrativas que são realizadas em formulários específicos do órgão conveniado que é o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Imasul).

A parte teórica ocorrerá na sede do Quartel da Polícia Militar Ambiental de Dourados. Serão as seguintes disciplinas: Introdução ao Direito Ambiental; Legislação e Fiscalização de Proteção à Flora, à Fauna, à Pesca e fiscalização de Atividades Potencialmente Poluidora; Licenciamento Ambiental; Transporte e Armazenamento de Agrotóxicos e Outros Produtos Perigosos; Unidades de Conservação (UCs); Técnicas de Abordagem e Fiscalização em Embarcação; Técnicas de Utilização de GPS em Orientação. A parte prática será realizada também na região da grande Dourados.

Esta é a 7ª Edição e atingirá 210 policiais formados até o momento, desde a primeira edição ocorrida em Campo Grande, em agosto de 2014 e será realizada no Quartel da Polícia Militar Ambiental de Dourados com 40 policiais do efetivo local, de Mundo Novo e de Naviraí.