Vacinação contra pólio é adiada para setembro

Campo Grande (MS)– A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que seria realizada em agosto, foi adiada para setembro. De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança é por causa dos Jogos Olímpicos, que começam no dia 4 do próximo mês.

A imunização não será prejudicada já que a Pólio não existe no país desde 1990 e a vacinação ocorre apenas para evitar novos casos da doença.

Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham tomado as três doses da vacina injetável e mais duas da oral, completando o esquema de prevenção.

A vacina é considerada eficaz e pode ser aplicada mesmo em crianças com tosse, coriza, rinite ou diarreia.

Em relação às crianças com infecções agudas, febre acima de 38º graus ou alergia a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde aconselha uma avaliação médica.

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nas pernas. O último caso da doença no Brasil foi em 1989. Portal EBC