Enchente histórica desabriga quase 100 mil pessoas em Assunção, Paraguai.

Campo Grande(MS) –  — Uma cheia sem precedentes, assim definiu na manhã deste sábado (26) as autoridades paraguaias que estão monitorando o nível de elevação do rio Paraguai na capital Assunção. De acordo com a Direção Nacional de Aeronáutica (DINAC), órgão que controla a Direção de Meteorologia e Hidrologia, o nível do rio Paraguai atingiu 7,82 metros, o maior já registrado. Somente na capital, 91.250 pessoas, ou 18.252 famílias ficaram desabrigadas. Já em todo o país, por conta das chuvas, o número de desabrigados já supera 200 mil. Ao menos 12 bairros de Assunção ficaram alagados completamente.
No município de Pilar, capital do departamento de Ñeembucú, o nível do rio Paraguai superou 8,52 metros, também deixando boa parte da região completamente inundada.
Também houve registro de inundações de grandes proporções no lado argentino, onde o Paraguai escoa. As províncias de Chaco, Corrientes e Santa Fé foram as mais afetadas, com alagamentos importantes em várias cidades, incluindo as capitais.

Fonte; De olho no Tempo

 

Fotos;  Augustin Acosta/Carlos Juri/La Nacion – Celso Rios/ABC Color)