Índice de famílias endividadas em Campo Grande continua registrando queda

Campo Grande (MS)– No mês de julho o índice de famílias endividadas em Campo Grande foi de 54,7%, número abaixo que o registrado em junho (55,8%). A última vez que o indicador ficou próximo desse percentual foi em janeiro, quando 54,3% dos campo-grandenses declararam ter contas parceladas como cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

Em julho, os cartões de crédito (67,3%), carnês (27,1%) e financiamento de carros (25,3%) lideram entre as principais dívidas.

 “Os consumidores estão mais cautelosos na hora de assumir novos gastos. Esse indicador mostra uma retração no consumo. Mais do que nunca o empresário do comércio varejista precisa responder a isso com uma gestão firme, coerente com esse novo cenário”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.

As que estão com dívidas em atraso correspondem a 51,6% das famílias. 38% afirmam que não vão conseguir pagar as contas e 37,1% dizem que vão pagá-las parcialmente, enquanto 16,1% vão quitá-las.

 

A PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) é desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).