MS pode ficar por mais de dois meses sem chuva. Queimadas cresceram 80% em Campo Grande,

Campo Grande(MS) – Mato Grosso do Sul  já tem mais de 50 dias sem chuva e com baixo índice de umidade relativa do ar principalmente nas cidades das regiões Nordeste e norte como Coxim São Gabriel, Sonora, Paranaíba, e Alcinopolis. Na capital são quase 40 dias sem chuva. Trata se do mais longo período de estiagem desde  2008. Naquela época, foram  27 dias sem chuva.

E de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia não existem chances de chuva no Estado até a primeira semana do mês de Agosto.  Caso a previsão de confirma o Estado pode ficar mais de 60 dias sem chuva. É o que informa a meteorologista Nei de Oliveira do Instituto Nacional de Meteorologia.  A meteorologista destaca ainda que a variação de alta e baixa temperatura no inverno é normal, e por isso ausência de chuva no Centro Oeste.

 

A  situação fica pior por causa da baixa umidade que em campo Grande fica abaixo dos 20 por cento no período da tarde. E por causa disso as queimadas crescerem nas áreas urbanas e rurais, somente na região de Campo Grande o índice de queimadas aumentou em 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 339  em 2016 para 628 somente até julho. A comunidade deve fazer uso de muita água para hidratação e não fazer exercícios físicos entre as 10 horas  da manhã e as 15 horas.   Ouça a reportagem da Rádiowebms.

 

Da redação.