MS registrou média de 48 raios por minuto nesta terça, diz meteorologista

Campo Grande (MS)- Mato Grosso do Sul registrou na terça-feira (6), 69.140 raios. A média foi de 48 raios por minuto. Nesta quarta-feira (7), com a previsão de pancadas de chuvas, trovoadas e rajadas de ventos em várias regiões do estado, a partir das 14h, a preocupação com os estragos que as descargas elétricas atmosféricas podem causar aumenta, segundo o meteorologista Natálio Abraão Filho.

Abraão explica que um grupo de 15 municípios concentrou 71% das ocorrências de raios no estado nesta terça, o equivalente a 49.554 descargas elétricas. Cidades da região leste de Mato Grosso do Sul registraram as maiores incidências: Ribas do Rio Pardo, 14.224; Três Lagoas, 6.228; Santa Rita do Pardo, 5.431 e Água Clara, 3.300.

Além destes municípios, ainda fazem parte do grupo que contabilizou grande número de raios nesta terça no estado: Nova Andradina, Cassilândia, Selvíria, Iguatemi, Campo Grande, Bela Vista, Amambai, Brasilândia, Jaraguari, Paranaíba e Bonito.


Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT-INPE), a descarga elétrica de um raio é mil vezes mais intensa do que a do chuveiro elétrico. Em média, todo ano, 130 pessoas morrem atingidas por raios no Brasil e 500 ficam feridas, e 9% das mortes provocadas por raios aconteceram quando a pessoa estava perto de uma árvore.

 

Por isso, uma das principais orientações repassadas pelo ELAT-INPE, é a de não se abrigar embaixo de árvores durante tempestades e nem em abrigos abertos como barracas, varandas toldos. Também é recomendado evitar segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés; não praticar atividades como empinar pipas, andar a cavalo e nadar, e ainda não andar de moto. O ideal é buscar abrigo em locais fechados. Portal G1/MS