OUÇA: Marcos diz que UPAS estão fortalecidas para atender a comunidade.

Campo Grande(MS) – Desde segunda feira  a Santa Casa de Campo Grande trabalha com  posto avançado de regulação de pacientes com novo modelo de atendimento. Aqueles que chegarem até o hospital serão submetidos a triagem. Pacientes serão examinados e se forem de baixa complexidade serão encaminhados para outros hospitais e até para Unidades de Pronto Atendimentos (UPAS) ou Postos de Saúde (UBS) da Capital.

Além de filtrarem os atendimentos por meio de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), os pacientes terão, à disposição, veículo do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência (Samu) para encaminhamento a outros locais, se a equipe considerar necessário. Devido a grande demanda de pacientes que chegam até a Santa Casa, o hospital não atenderá mais aqueles que chegarem no Pronto-Socorro sem encaminhamento da Central de Regulação da Sesau. Criada  em fevereiro, portaria para que o hospital não atenda mais demanda espontânea. Agora, o paciente vai passar pela análise da equipe do hospital que foi cedida pela prefeitura. O procedimento será feito por médico que ficará de plantão com sua equipe de enfermeiro e mais três atendentes administrativos.

O prefeito Marcos Trad, acha que a medida vai amenizar sofrimento das pessoas. E que a Santa Casa é para atendimento de Média e Alta complexidade e não um posto de Saúde. O prefeito garante que  as unidades estão preparadas para atender a comunidade com médicos e remédios. Ouça o prefeito Marcos Trad.

 

 Da Redação.

Foto Divulgação.