Inflação para famílias de menor renda é de 2,4% nos últimos doze meses

Campo Grande (MS)- A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1, que se refere às famílias com renda de um a dois e meio salários mínimos, fechou o mês de julho com alta de 0,31%, taxa 0,76 ponto percentual acima da apurada em junho.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 1,84% no ano e 2,4% nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas e indicam que a inflação para as famílias de menor renda é menor do que a que mede a variação dos preços das famílias de maior renda.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em julho, o índice que apura a inflação para a totalidade das famílias brasileiras registrou variação de 0,38%. Já a taxa do indicador nos últimos 12 meses ficou em 3,45%, resultado mais de um ponto percentual superior à inflação das famílias de baixa renda.
Ainda de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram aumento em suas taxas de variação, com destaque para Habitação, Alimentação e Transportes.Em contrapartida, os grupos Vestuário e Saúde e Cuidados Pessoais apresentaram queda. Rádio Agência Nacional