OUÇA: Ligação gratuita para serviço de prevenção ao suicídios chega a MS no fim do mês

Campo Grande (MS)- Solidão, tristeza, dificuldade de lidar com algumas situações.  Às vezes, uma conversa sem julgamentos ajuda a lidar com esses problemas. Há 55 anos, voluntários do CVV – Centro de Valorização da Vida escutam o desabafo de quem às vezes precisa apenas de alguém para conversar. A entidade oferece apoio emocional e prevenção do suicídio. Gilmar Aguiar, Coordenador do Programa de Seleção de Voluntários fala que em determinados casos quem procura o serviço está em risco.

SONORA

O atendimento é gratuito em todo país. Na internet pode ser feito por email, bate-papo de redes sociais como Facebook e Skype. Mais de 70 postos espalhados por diversas cidades realizam atendimento pessoalmente. Por telefone, o número 141 atende em todo o Brasil. Neste caso, as chamadas custam em média R$0,07 se forem feitas de um telefone fixo e R$ 0,70 de celular, a cada minuto.

A partir de 30 de setembro, em Roraima, Acre, Amapá, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Piauí e Rio de Janeiro as ligações passam a ser gratuitas, por meio do número 188.  O serviço será expandido para todo o território nacional até 2020. Com isso, o 141 será substituído gradativamente pelo 188. O novo serviço é fruto de uma parceria entre o Centro de Valorização da Vida e o Ministério da Saúde.

Por ano, o CVV realiza mais de um milhão de atendimentos. A entidade conta com dois mil voluntários.

O mês de setembro é dedicado mundialmente à prevenção do suicídio.  O Setembro Amarelo busca sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão, um problema de saúde pública e pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos.