OUÇA: Déficit da Previdência pode chegar a R$ 17 bilhões, servidores querem auditoria.

Campo Grande(MS) – Na tarde de terça feira dia 14/11,  foi realizada na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, a audiência pública ‘Déficit da Previdência – Sem a Transparência o Servidor Paga essa Conta!’ . A proposição é do 2º secretário do Legislativo, deputado Amarildo Cruz (PT), em parceria com a Fetems.

A finalidade da audiência foi debater os impactos que podem ser causados aos servidores estaduais pela Reforma Previdenciária que o Governo do Estado pretende implantar em Mato Grosso do Sul. De acordo com o diretor técnico da Consultoria Brasilis, Gustavo Carrozzino, uma série de fatores aumentaram a longevidade das pessoas. A  Agepreve não acompanhou essa evolução. O Fórum dos servidores quer  retirada do projeto que tramita na Assembleia Legislativa.

O  diretor técnico da Consultoria Brasilis, Gustavo Carrozzino  informa que é  possível afirmar que o déficit vai crescer e muito e que não pode-se extinguir um sistema sem ter uma amortização. O déficit técnico atuarial será de R$ 17,4 bilhões de Reais.  Servidores públicos, o Governo do Estado e a Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul (Ageprev) precisam discutir o que pode ser feito. É necessária a discussão de um plano de amortização.

Amarildo Cruz, anunciou na sessão de quinta feira(116/11) qual deve ser o comportamento dos deputados diante do resultado da audiência. Ouça o  deputado Amarildo Cruz(PT), pela Rádiowebms.

João Flores Junior

foto Wagner Guimarães/ Assessoria de Imprensa da Al.