OUÇA: Energia solar pode ser usada para atender morador do Pantanal. Energisa estuda.

Campo Grande(MS) – Muitos moradores ribeirinhos da Região do Pantanal ainda não contam com uma rede de energia elétrica. Famílias ainda vivem com uso de gás, motor a  óleo Diesel, lamparina, luz de vela, e até fogueira para iluminar suas casas. A concessionária que atende o setor em Mato Grosso do Sul, Energisa fez um levantamento por toda a região  e verificou que são mil oitocentas pontos de instalação para  fornecer  a força e garantir qualidade de vida aos moradores do Pantanal.

A empresa ainda não sabe que tecnologia será usada para atender a comunidade. Pois a Instalação de Torre e poste está descartada, pois  traria prejuízos aos animais ao ecossistema da região. A colocação de fios elétricos também não será possível. Uma das possíveis tecnologia seria o uso da energia solar.

A presidente do Conselho de Consumidores de energia, Roseli Cecilia da Costa, anuncia audiência pública na próxima quinta feira, dia 14  para atender diversas cidades que estão no Pantanal.  De acordo com Cecilia, foi discutida e aprovada nota Técnica  102  Acende Pantanal, apresentada pela Energisa para Aneel.

Rosimeire Cecilia da Costa confirma que o sistema que vai abastecer os moradores do Pantanal, ser ade Placas fotovoltaicas.. As  explicações de Rosimeire Cecília  da Costa foram feitas ao programa Giro Estadual de Noticias do Grupo Feitosa de Comunicação.

João Flores Junior[

Foto; Divulgação.