OUÇA: A exemplo de São Paulo, capital terá 1º condomínio para atender ao idoso

Campo Grande(MS) – O projeto Vila da Melhor Idade  com moradias  exclusiva para  idosas  está  finalizado e agora começará a fase de licitação para escolher a empresa que iniciará as obras. Serão 40 apartamentos levantados na região central de  Campo Grande , numa área que contará também com horta, espaço de convivência e capela ecumênica. Os detalhes foram apresentados, na manhã de  sexta-feira (23) na Câmara Municipal, em Audiência Pública presidida pelo vereador Valdir Gomes, autor da  proposta das moradias.  O local para abrigar a Vila da Melhor Idade já está definido: o terreno fica na  da Rua Anhandui com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, próximo ao Horto Florestal, na antiga sede da Agência Municipal de Transporte e Trânsito. Os apartamentos vão contemplar as exigências de acessibilidade.

O secretario municipal de Habitação,  Enéas Neto falou com a Rádiowebms sobre a proposta do condomínio destinado aos idosos, um programa inédito da  capital

O condomínio  vai abrigar  pessoas com idade superior a 60 (sessenta) anos e que tenham rendimentos de até 02 (dois) salários mínimos. O investimento previsto é de R$ 3 milhões  e  500 mil  com recursos próprios do município. Cada apartamento terá sala, cozinha, área de serviço, quarto, banheiro e varanda, total de  37 metros quadrados. O condomínio terá ainda biblioteca, sala de jogos, espaço para primeiros socorros. A  primeira Vila da Melhor Idade será voltada para idosos que sejam independentes, que consigam se locomover sozinhos, mas, mesmo assim, houve o planejamento para espaços adaptados, para as cadeiras de rodas em todos os ambientes.

A equipe da Emha fez visita a condomínio semelhante em São Paulo, caso de sucesso premiado nacionalmente. A modelagem foi aplicada à realidade de Campo Grande. Cinco salas comerciais  a serem  construídas nesse mesmo terreno para que o aluguel ajude a custear o condomínio.

As lojas serão construídas para pagar as despesas.  Com salário pequeno, o idoso não ia conseguir morar na área central, com tudo perto, e toda  a  infraestrutura.  Será i  primeiro projeto;  informa o autor da proposta o  vereador Valdir Gomes.  Ouça a reportagem da Rádiowebms

João Flores Junior

Foto Izaias Medeiros/ Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores.