OUÇA: Para controlar e erradicar ferrugem asiática, Iagro já está trabalhando preventivamente

Campo Grande (MS)-  Treze fiscais estaduais agropecuários da Iagro estão, desde o início do mês de janeiro, em campo, fiscalizando propriedades produtoras de soja e conversando com os produtores sobre prevenção, controle e erradicação da Ferrugem Asiática nas lavouras de soja do Estado.

Segundo o Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), Filipe Portocarrero, os fiscais verificam o cumprimento do calendário de semeadura e da restrição do cultivo soja em sucessão à cultura de soja.

SONORA

Além de fiscalizar, os profissionais orientam os produtores sobre a obrigatoriedade do monitoramento adequado para detecção da doença e o seu controle químico ou biológico.

SONORA

Estão sendo monitoradas propriedades produtoras de soja dos municípios de Amambaí, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Dourados, Caarapó, Itaporã, Itaquirai, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e Sidrolândia está programado para ser concluído no mês de março.

Lembrando que a Iagro deve ser avisada sobre lavouras de soja que não estejam sendo monitoradas, lavouras onde se percebe elevada infestação ou, que estejam abandonadas. Esse contato pode ser feito pelo 0800 647 2788.

Em Mato Grosso do Sul, a ferrugem asiática, considerada uma das doenças mais severas que incidem na soja, está sob controle.