OUÇA: Publicado decreto que reduz cota e combate pesca predatória

Campo Grande (MS)- O  Diário Oficial do Estado trouxe nessa sexta-feira (22) decreto que reduz pela metade para este ano a quantidade permitida para pesca amadora e esportiva, mas mantém para a temporada a cota de 400 quilos por mês para os pescadores profissionais. O decreto, que já está em vigor, também estipula a chamada “cota zero” a partir de 2020. O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna explica.

SONORA

Ricardo Senna diz que não se trata de proibição da pesca no Estado. Os interessados podem procurar a venda no varejo e com os pescadores profissionais. A discussão em torno do projeto começou em 2015.

SONORA

Outro ponto que o decreto quer fortalecer é a pesca esportiva. O segmento reúne 8 milhões de praticantes e no ano passado, 67 mil pessoas emitiram a carteira de pesca amadora no Estado. Para o secretário- adjunto é um mercado emergente em expansão.

SONORA

Outras medidas complementares também serão tomadas para impedir a redução do estoque pesqueiro e garantir uma atividade sustentável. Uma delas, é a criação da Câmara Técnica da Pesca, anuncia Ricardo Senna.

SONORA

Ouvimos o  secretário-adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna.