OUÇA: Tereza detalha sobre liberação de uso de pesticidas no Brasil em programa de tv

Campo Grande(MS) – O Instituto nacional do Câncer dos Estados Unidos faz estudo profundo a partir de 1993, onde relacionou o uso de diversos pesticidas com o aumento de caso de Canceres e outras doenças principalmente entre os agricultores. A ministra da agricultura e Pecuária Teresa Cristina Correia da  Costa foi apelidada de menina veneno por causa  da liberação de vários agrotóxicos  usados na produção de alimento no Brasil.

Teresa Cristina disse em entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura em São Paulo, que reconhece que os pequenos agricultores são os mais prejudicados na contaminação. A ministra considerou a campanha de liberação de pesticidas como histeria e disse que é preciso ter responsabilidade, Destacou que se o Brasil trabalhasse com o modelo da Europa teria liberado muito mais produtos no mercado.

Teresa disse  que estudou muito o  principio da precaução e analise de risco. E quem tem pessoas que desconhecem a realidade.

A ministra disse ainda que a empresa entra com o pedido para a liberação do pesticida na  Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, o pedido demora 120 dias para ser liberado. Segundo a ministra, o veneno que será banido do Brasil  é o  Paraguat que está proibido em 50 países. Cristina  disse que não se pode comparar os  pesticidas usados no Brasil com os países da Europa.

Da redação

foto Divulgação..