Ouça: ANVISA quer banir Gordura Trans dos alimentos.

Campo Grande(MS) – A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Dicol/Anvisa) aprovou ano passado  a realização de uma consulta pública para avaliar o uso de gorduras trans industriais em alimentos.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) reforçou o posicionamento a favor da consulta pública, De acordo com a proposta, a Anvisa pretende adotar a medida em duas etapas.  Adotar o limite de 2% de gordura trans sobre o teor de gordura dos alimentos e a indústria teria 1 ano e seis meses para adequação. E depois  o Brasil adotaria a proibição total do uso da gordura trans, com mais um ano e seis meses de prazo para as empresas realizarem essa adaptação. O nutricionista Emerson Duarte esclarece ..

Baseado em evidências que associam o consumo de gordura trans a maiores riscos de derrame, diabetes, infarto e câncer. O uso da gordura trans causa grande impacto na saúde pública. Em função  das doenças, muitas pessoas deixam de trabalhar ou até ficam incapacitadas. As enfermidades geram um custo altíssimo para o sistema de saúde…e  cuidado com as crianças..

A Rádiowebms falou com o nutricionista, Emerson Duarte. Mais informações no @nutriemersonduarte ou pelo telefone  9 9342 2482

João Flores Junior

Foto Divulgação.