Ouça; Covid 19 não vai levar rede de Saúde ao colpaso, em C.Grande, diz estudo

Campo Grande(MS) – Pesquisadores de quatro universidades brasileiras fizeram modelo matemático que calcula, estruturas de saúde que podem levar ao  colapso,  baseado na quantidade de pacientes internados  devido a  Covid-19.  Os dados indicam que  Campo Grande seria a penúltima capital do Brasil a ficar sem vagas em unidades de saúde. A pesquisa  observou ainda a quantidade de respiradores, leitos clínicos, médicos clínicos, infectologistas e pneumologistas, número de casos confirmados  e número de óbitos pela doença em cada cidade. O Secretario da Saúde, Geraldo Resende, avalia o levantamento.

O estudo considerou  informações   do  dia 20 de abril deste ano.  Nesse período, Campo Grande tinha 89 casos e dois óbitos. Até o inicio da semana  eram 126 casos na Capital, com nove pessoas internadas até a tarde de domingo (26). O número de mortes continua o mesmo: 9 no total. Geraldo Resende analisa a estrutura montada pelo Estado e prefeitura..

Entre os estados, levando em consideração o mesmo critério de avaliação, Mato Grosso do Sul ocupa a 24ª posição, com índice de colapso de 0,05 e atrás de Mato Grosso (0,04), Sergipe (0,02) e Tocantins (0). O aumento é puxado por alguns municípios do interior onde já há casos confirmados, internações e mortes.  O  Mato Grosso do Sul tem 684 leitos de UTI,  300 deles em Campo Grande, entre rede pública e privada. Desse total, 151 estão reservados para pacientes com Covid-19 em todo o Estado, o inicio da semana quatro eram usados.

Da redação

Foto Francisco Ribeiro Subcom