Ouça: Mulher que produziu Fake News poderá ser condenada, presa e pagar multa

Campo Grande(MS) – A policia Civil de Belo Horizonte procura pela autora de informação falsa publicada em vídeo na rede social  sobre caixões de supostas vítimas  de Coronavírus, encontrados com pedras, e madeira. A mulher, denuncia que a noticia ainda não seria mostrada pela tv Globo e acusa o prefeito da capital Mineira.

Peritos  trabalham para encontrar a responsável pela gravação viralizada em redes sociais na última semana. A autora do vídeo, segundo o delegado Wagner Sales, pode responder pelos crimes de denunciação caluniosa, difamação contra o prefeito de Belo Horizonte, que é citado na filmagem, e pela contravenção penal de propagação de pânico. Além de prisão, a Justiça pode determinar o pagamento de multa, com valor a ser analisado pelo juiz.

Durante coletiva para detalhar o processo de investigação, os delegados Wagner Sales e Rodrigo Damiano, do Primeiro Departamento de Polícia Civil da capital mineira, explicaram que o serviço de inteligência vai comparar sotaques de regiões do interior do Estados de  Minas e monitorar dados de redes sociais para conseguir chegar até a suspeita.  A acusada  responderá por três crimes e ainda ser  condenada a até nove anos de prisão. A Polícia Civil faz um apelo para que a responsável pela gravação se apresente em qualquer delegacia para prestar esclarecimentos. Caso isto não aconteça, o delegado pode pedir a prisão preventiva da mulher ao final da investigação, mesmo sem a identificação da suspeita. Segundo a Polícia Civil, quem tiver informações sobre o paradeiro da mulher que aparece nas imagens pode denunciar, anonimamente, pelo telefone 181.  Para que a responsável pela gravação responda por difamação, o prefeito de Belo Horizonte, que é citado no vídeo, precisa fazer a denúncia contra ela. O prefeito de BH,  Alexandre Kalil não comentou o episódio.

Delegados Wagner Sales e Rodrigo Damiano, da Polícia Civil da capital mineira.

O Outro Lado ; A Acusada de produzir a noticia Falsa, Valdete Zanco,  foi localizada pela Policia e gravou vídeo se desculpando a publicação da informação e disse estar arrependida do que fez.