Ouça: Um em cada 4 profissionais em saúde pensou em se matar na Pandemia

 

Campo Grande(MS) – É o que revela o programa de assistência psicológico do governo Federal,  24%dos trabalhadores em saúde correm o risco de suicídio durante a Pandemia. O  Atendimento do Tele Psi é um programa de saúde mental cri, são tecado pelo  ministério da Saúde teve inicio no dia  19 de maio. 34  dos  141 profissionais  atendidos precisaram de avaliação profissionais por causa do risco de suicídio. E mais da metade tem sintomas considerados  graves, 52%  tem ansiedade, 22% tem irritabilidade, e  9% com depressão. A doença atinge médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, quem tem dificuldade para dormir . 33% dos que procuraram ajuda trabalham em unidades básicas de Saúde e  22% trabalham em hospital que tratam da Covid 19.

 A coordenadora de  Saúde mental do Ministério da Saúde e diretora Substituta do departamento de ações estratégicas, detalha que o profissional da saúde vive medo em angústias. Dilma Teodoro revela que os riscos de suicídio entre os profissionais da área da saúde , era alto. e que a Pandemia agravou ainda mais a situação.

26% dos profissionais que procuraram o Tele Psi são técnicos em enfermagem, e  23% enfermeiros, Dilma Teodoro explica que o suicídio pode ser evitado, e que ninguém deve sofrer sozinho sem pedir ajuda.

O Tele Psi  está disponível para profissionais de saúde de todo o Brasil e ainda  para quem  trabalha na rede Privada, A consulta é oferecida em parceria com o hospital da Clínicas de Porto Alegre. Para agendar um horário basta ligar para o Numero, 0800 644 6543 repetindo 0800 644 6543 . O serviço funciona de segunda a sexta feira das 8 da manhã as oito da noite; Com informações da Rádio CBN