Ouça:Ribeirinhos agradecem a chuva e preparam retomada de plantio no Pantanal

Campo Grande(MS) – Chuva  do fim de semana trouxe alivio aos moradores ribeirinhos de Corumbá e Ladário, a comunidade passa por situação de dificuldade por conta das queimadas, que destruíram a vegetação, matou animais, diminuiu a quantidade de peixes e acabou com a plantação do que servia como subsistência como por exemplo a plantação de Mandioca. A região do Pantanal vive hoje a pior seca dos últimos  50 anos . A bióloga,  Ligia Lopes Teixeira detalha.

Zilda da Silva Nascimento usava a Raiz do Jaraguatiá para fazer doces, a espécie  é nativa da Mata Atlântica e abundante no Pantanal.

A venda do doce com a produção de hortaliças  ajudava a família da ribeirinha,  que agora não pode mais fazer o produto que era vendido na cidade.  Dona Zilda reconhece que o beneficio do governo ajuda.

Aos poucos a comunidade vai restabelecendo a normalidade e retomar a produção. Frederico Caldeira, Tenente dos  Bombeiros em Corumbá explica como está a situação  na região do Nabileque, onde o fogo está controlado depois de intenso trabalho  de combate que durou mais de cinco dias. Com informações da TV Morena.

Da  Redação