Ouça; Mulher que cometeu crime de racismo em São Paulo pode pagar multa de mais de R$ 27 mil

Campo Grande(MS) – A decisão   é da   Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, que  instaurou um processo administrativo contra a mulher que foi gravada proferindo ofensas racistas contra o auxiliar de serviços gerais Leandro Antônio Eusdacio Xavier na capital paulista.

No último dia 12, de setembro, Leandro foi buscar o filho de 12 anos na casa da ex-esposa para que passassem o fim de semana juntos, quando presenciou uma mulher proferindo ataques racistas contra pessoas na rua. Ele resolveu gravar a cena com celular na tentativa de fazê-la parar. No entanto, ele também virou alvo dos ataques.

Agora com a decisão da justiça, a mulher deverá pagar uma multa de até R$ 27,600 mil caso seja condenada. O procedimento é baseado na Lei Estadual 14.187/2010, que prevê punições administrativas a quem for flagrado cometendo discriminações étnico-raciais. A discriminação racial é uma doença social incorporada na população, que passa despercebida por muitos e tem assumido diversas formas. As políticas públicas para a população negra, no entanto, foram implementadas justamente para que  os  históricos não sejam mais vivenciados por cidadãos de bem.  A explicou ao Uol o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti Depois de ser intimada sobre o processo, a mulher terá 15 dias para apresentar a sua defesa. Ela também pode responder a um processo judicial passível de prisão.

Da redação

Foto Divulgação.