Ouça: Coronavírus matou mais de 860 Índios e comunidades estão abandonadas

Macuxi reclama de abandono da União para com os povos indígenas.

Campo Grande(MS) – Representantes de comunidades indígenas e parlamentares consideram a atuação do governo no combate ao Coronavírus nas aldeias como insuficiente, inerte e irresponsável, Na última quarta feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luíz  Roberto Barroso, negou a homologação do plano elaborado pelo governo, Barroso considerou o plano do governo, Generico e vago e cobrou um plano com metas e  critérios objetivos.

Povos indígenas denunciam que desde o inicio da Pandemia, a doença tem é controlada pelos próprios  integrantes das comunidades, Como  a implantação de barreiras sanitárias para controlar o acesso de pessoas, distribuição de cesta de alimento para famílias de grupo de risco, higienização e cobrança de técnicas medicinais.

Edinho Macuxi vice coordenador geral do conselho indígena de Roraima, confirma a ausência de medidas por parte da União.

A líder do Partido Rede Sustentabilidade, a deputada Joênia   Capitânia , primeira indígena eleita no Brasil, considerou que a iniciativa do governo não atende as comunidades  indígenas.

Dados da articulação de dados indígenas do Brasil revelam que até agora, 862  indígenas morreram de coronavírus no Brasil, e a doença já atingiu  158 povos, 37 mil 777 indígenas se contaminaram desde o inicio da Pandemia, O ministério da Saúde e o Palácio do Planalto não se pronunciaram sobre a denuncia

Da redação

foto Tiago Miotto/Cimi