Ouça; 75 mil crianças precisam ser vacinadas contra Pólio até sexta feira

Campo Grande(MS) – A Campanha Nacional de Vacinação vai até a próxima sexta-feira (30). No entanto,4 milhões de crianças do país foram vacinadas contra a poliomielite até o momento. A meta é que mais de 7 milhões de crianças tomem a vacina. Mesmo o Brasil estando livre da doença desde 1990, há risco de que a poliomielite retorne se as crianças não forem vacinadas. Isso porque existem países detectando casos como o Paquistão e Afeganistão que registraram, até este mês, 132 casos de poliomielite.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo poliovírus. A transmissão se se dá, principalmente, por via oral. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nas pernas.

 

Dona Helena, foi diagnosticada com poliomielite logo após o nascimento, a fisioterapia faz parte da rotina três vezes na semana. Ela conta como é a rotina de quem tem a doença. O estado que mais vacinou as crianças até agora foi o Amapá, seguido do estado de Paraíba. A recomendação aos estados que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos mais de 40 mil postos de saúde distribuídos pelo país.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Helena Sato, comenta sobre a queda na procura de vacinação e a preocupação de retorno de outras doenças.Para ter o esquema vacinal completo é preciso que as crianças sejam imunizadas com quatro doses da vacina. Elas devem ser dadas aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. As crianças ainda devem receber dois reforços aos 15 meses e aos quatro anos. Depois disso, os pequenos devem comparecer aos postos de saúde para tomar a dose de campanha anualmente, até completar cinco anos de idade.

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado, SES, a meta atingiu 36,37% de cobertura Vacinal.  Até a terça feira dia  27 de outubro foram aplicadas 58 mil doses, sendo que o público  alvo era de 160 mil crianças.