La Niña ja traz chuva para cidades do Centro e Sul do Estado

Campo Grande(MS) – Alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia durante no fim de semana  indica possibilidade de tempestade em 43 cidades no  sul de Mato Grosso do Sul, entre elas Dourados, Itaporã, Paranhos, Amambai, Ponta Porã, Antônio João, Aral Moreira e  Iguatemi . O Instituto chama a atenção para risco  chuvas fortes e ventos intensos que podem passar de 60 km/h.

Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos,  indica  variação de nuvens e pancadas de chuvas com  trovoadas. E as temperaturas variaram 21.°C e 30., de acordo com o Guia Clima, plataforma de monitoramento da Embrapa Agropecuária Oeste.  Para a terça feira a  variação de nebulosidade, indica  chances de chuva, temperatura máxima de 30°C e mínima de 21°C. Conforme o prognóstico climático trimestral  para Mato Grosso do Sul,  são estimados  de  400 a 500 milímetros em média para os próximos 3 meses.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC) a distribuição dos acumulados será: chuvas acima da média para as  cidades das regiões leste, entre elas, Nova Andradina, Bataguassu, Três Lagoas e Paranaíba e  norte nas cidades de Rio Verde, São Gabriel, Sonora e Pedro Gomes. Para as cidades de Aquidauana, Miranda e Ladário, dentro da normalidade.

Na  área central; o índice de chuva deve ser o esperado e  abaixo da média histórica para a região sudoeste entre Jardim , Nioaque, Bela Vista e Bonito. Neste verão a máxima deve passar dos  37°C em Corumbá.

Da redação