Ouça; Remédio para tratamento de transplante de medula, não será mais produzido

Campo Grande(MS) – O fim da fabricação de um medicamento essencial para o transplante de medula óssea está preocupando médicos no Brasil. O Bussulfano, fabricado pela empresa Pierre Fabre, é um medicamento quimioterápico usado  antes do transplante, preparando a medula óssea para o procedimento.

A empresa entrou com uma notificação na Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informando o fim da fabricação definitiva do medicamento.

Edson Arakaki, presidente da Associação Brasileira de Transplantados, afirma que muitos serão prejudicados com o fim da comercialização e que no momento não existem substitutos para o Bussulfano. Para Edson Arakaki, a decisão é um desrespeito com os pacientes que precisam do medicamento

De acordo com os dados do Registro Brasileiro de Transplantes, em 2019 foram realizados 4.339 transplantes de medula óssea no país. Deste total, 534 foram feitos em crianças. O transplante de medula óssea é parte do tratamento para doenças como a leucemia, o câncer no sangue e o linfoma.

O outro lado ; Em Nota a indústria, informa que a  principal prioridade da Pierre Fabre é assegurar a transparência e ética no relacionamento que construímos com centenas de pacientes e profissionais de saúde, que são beneficiados pelos nossos produtos e soluções. Queremos reforçar que não interrompemos a distribuição de Busilvex® e o estoque atual atende os pacientes brasileiros até junho de 2021”.

Da redação