Campo Grande(MS) – Uma oferta tentadora, seu empréstimo consignado com juros ainda mais baixos e descontos na prestação. Rápido e simples. Do outro lado do telefone, a pessoa que se identifica sabe tudo, o número de parcelas, o valor de cada uma e quanto tempo ainda falta para você concluir o empréstimo.
Mas, o que parece uma oportunidade pode ser uma cilada. No ranking de reclamações do Banco Central, a oferta ou prestação de informações sobre crédito consignado de forma inadequada só perde para as queixas relacionadas a cartão de crédito, internet e cobranças indevidas. As chamadas aumentaram durante a pandemia. Aposentados e funcionários públicos são frequentemente alvo de propostas de portabilidade de consignados. Mas a redução da parcela muitas vezes esconde práticas fraudulentas, pois não há redução de juros, mas aumento no número de parcelas. Segundo a coordenadora do programa de Serviços Financeiros do IDEC, Instituto de Defesa do Consumidor, Ione Amorim, também é grave a exposição dos dados dos consumidores
Para Amaury Oliva, diretor da Relação com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, a resposta deve ser dada por quem detém os dados, como órgãos e empresas de origem do funcionário.Quem já não aguenta mais receber ligação pode acionar o “BLOQTEL”. Pela ferramenta, os consumidores podem proibir instituições financeiras e correspondentes bancários de entrarem em contato com eles para oferecer crédito consignado. O serviço pode ser ativado pelo site BLOQTEL.MS.GOV.BR A pessoa que se sentir lesada ou incomodada pela prática também deve procurar o Procon/MS ou outras entidades de defesa do consumidor.
Da redação
Foto Ilustrativa