Ouça; MS espera pelo sequenciamento genético sobre Variante

Campo Grande(MS) – A imunologista Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical-USP, participou de um artigo internacional sobre o “ressurgimento” da Covid-19 em Manaus, publicado na revista científica “The Lancet”. Uma das possibilidades avaliadas pelos cientistas é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade gerada em resposta à infecção anterior. O artigo já relata que houve  um caso de reinfecção em Manaus associado à linhagem P.1. Além de  Manaus, o estado de São Paulo confirmou mais três casos de nova variante. Cinco estados estudam casos suspeitos: Santa Catarina, Paraná, Ceará, Acre e Mato Grosso do Sul.

Mellanie Fontes-Dutra, idealizadora da Rede Análise Covid-19, doutora em neurociências e pesquisadora  em bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, explica que a variante P.1 pode ser a responsável pelos casos de reinfecção.

A secretaria adjunta da Saúde,  Cristine Maymone confirma que não existe oficialmente nenhum caso da variante da Covid no Estado. A afirmação de Cristine Maymone foi na live do boletim da Covid 19 realizada na manhã de quarta feira, dia 03  de fevereiro  na governadoria Parque dos Poderes em Campo Grande.

João Flores Junior

Foto Edemir Rodrigues/ Subcom