Ouça; Projeto acompanha animais de estimação com Coronavirus no Brasil

Campo Grande(MS) -Com o número de casos da covid-19 no Brasil, a preocupação com os animais também aumenta. O professor Davi Soeiro, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Minas Gerais, explica que os animais quase sempre se apresentam assintomáticos, quando contraem a doença. E o mais importante, a Covid em animais de estimação não representa risco nenhum para os humanos.

Davi coordena um projeto em Belo Horizonte que monitora os casos de Coronavírus em animais.  A pesquisa é financiada em todo Brasil, pelo CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pelo Ministério da Saúde, e acompanha os bichinhos cujas as famílias tenham tido covid e que se apresentam como voluntários para o  monitoramento.

No Brasil, já foram identificados 11 animais com o coronavírus e notificados aos órgãos oficiais, como Ministério da Agricultura e a OMS Animal.

O mais recente foi um boxer na cidade de Belo Horizonte. Os demais foram registrados em Cuiabá, Curitiba, Recife e em Campo Grande.

Em todas essas cidades, o projeto segue em busca de voluntários. Então, se você está com a covid e tem um animal em casa, basta entrar em contato pelo e-mail COVIDUFMG@GMAIL.COM.

Da redação